domingo, março 27, 2011

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate


  Olá pessoal!!

Como foi o fim de semana?? Espero que bem !!!
 Hoje vou mostrar um velho conhecido de muita gente, mas que nem por isso menos gostoso... O bolo de cenoura com cobertura de chocolate !! O bolo de cenoura todo mundo sabe um jeito, mas resolvi fazer ao modo do livro Panelinha - receitas que funcionam, que eu simplesmente adoro!! Vamos lá a receitinha...



Ingredientes para o bolo:
*3 cenouras pequenas (usei 1 cenoura grande!)
*4 ovos
*1 xícara (chá) de óleo de canola
*2 xícaras (chá) açúcar
*2 xícaras (chá) de farinha de trigo
*1 colher (sopa) fermento em pó
*manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo a fôrma com furo, sempre lembrando de tirar o excesso, dando uma batidinha.
Corte e descasque as cenouras. Corte-as em pedaçinhos. Passe pela peneira a farinha de trigo e o fermento em pó e reserve. Num liquidificador coloque: óleo, os ovos, o açúcar e os pedaços de cenoura. Bata até obter um creme liso.
Numa tigela grande, coloque o creme de cenoura batido e com uma colher vá adicionando aos poucos a mistura farinha de trigo e fermento misturados.
Ponha a massa na fôrma untada e enfarinhada, levando ao forno pré-aquecido anteriormente para assar por 1 hora ou até o palito sair limpo. Espere amornar para retirar da fôrma e colocar numa prato de bolo.

PS: Nunca abra o forno quando estiver assando um bolo pelos primeiros 30 minutos, senão você correr risco de acabar com sua obra-prima!!

Cobertura de chocolate:

- 01 lata de leite condensado;
- a mesma medida da lata de leite integral;
- 01 colher sopa de manteiga;
- 04 colheres (sopa) de chocolate em pó

Ponha todos os ingredientes numa panela e leve a fogo baixo sempre mexendo. É importante mexer bem para dissolver tudo e principalmente para não empelotar. Deixe no fogo até ficar aparecendo o fundo da panela, numa consistência pastosa. Deixe esfriar para confeitar o bolo.

Bom proveito !!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.