quinta-feira, setembro 15, 2011

Bacalhau à Brás

Esta receita pode a principio parecer difícil, mas te garanto que não é, fora o sabor maravilhoso! Eu mesma não resisto a um bacalhau, e se for a Brás então...  A receita diz que pode substituir as batatas cortadas fininhas e fritas por batata palha, aí vai do gosto de cada um. Mas só sei que, esse bacalhau é mais do que perfeito para um almoço de Domingo ou de Sábado, ou de quando você tiver vontade! rs Vamos pra receita!



Ingredientes (rende 04 porções):
- 500 g de bacalhau com pele;
- 200 ml de azeite;
- 04 batatas médias cortadas em tiras finas (tipo batata palha);
- 02 cebolas cortadas em cubinhos;
- 02 dentes de alho picadinhos;
- 06 ovos;
- Sal, pimenta a gosto e salsinha picada a gosto;
- Azeitonas pretas (usei verdes)

Como preparar:
Deixe o bacalhau de molho em água fria na geladeira por 48 horas. Troque a água no mínimo oito vezes nesse período. Deixei de molho no leite ( e não na água) o bacalhau na geladeira e foi ótimo! Funcionou e dessalgou bem mais rápido, deixei de molho na véspera de usar.
Quando ele já estiver dessalgado, lave, escorra, retire a pele e as espinhas, seque papel toalha ou pano limpo e desfie-o com as mãos. Reserve. Coloque em uma panela o azeite e frite as batatas cortadas fininhas até ficarem douradas e crocantes (caso use batata palha pronta, pule esta etapa). Retire as batatas douradas e no mesmo azeite, frite o bacalhau em fogo médio mas sem dourar demais e reserve. 
No mesmo azeite, volte a refogar desta vez as cebolas e alho picadinhos, depois retire um pouco do excesso de azeite e junte as batatas já douradas e o bacalhau, misture bem. Numa tigela, coloque os ovos inteiros e mexa levemente, mas sem batê-los. Adicione sal e pimenta a gosto e disponha os ovos sobre essa mistura do bacalhau, utilizando fogo baixo. Mexa e misture bem com cuidado, o ponto ideal é quando os ovos começam a ficarem durinhos, não deve demorar muito para que não fique ressecado. Adicione salsinha picada e as azeitonas. Sirva imediatamente. Acompanha arroz branco.

Esse bacalhau ficou uma delicia! Gostaria de saber a opinião das minhas amigas portuguesas, se a receita ficou ao menos parecida como vocês fazem por aí! Recomendo de olhos fechados que vocês testem essa receita, fica fantástico (olha a modéstia... rsrs) Amanhã será feriado por aqui, então esse é o prato ideal para fazer para a família!

Beijos e uma linda Quinta-feira para você !

15 comentários:

  1. Adoooooro bacalhau à Brás Maria Teresa, óptima sugestão e é bem fácil de fazer e uma delicia a cada garfada, ficou bem apetitoso seu prato

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma aparência muito apetitosa.
    Como é bom fazer uma receita e ficar satisfeita com o resultado. Não sou especialista em bacalhau, para dar a opinião que você quer.
    Mas, já copiei e vou experimentar.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Este prato é um clássico português que eu adoro! O teu ficou com um aspecto delicioso e sem duvida com aspecto certo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. ai que delicia amiga!!
    vou te linkar no amelias tá

    beijosss

    ResponderExcluir
  5. É um prato muito apreciado cá em casa e agora me lembrei que não o faço à imenso tempo...
    Ficou bem apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso das receitas "à brás", ficam excelentes.
    A tua está bem apetitosa e com um aspecto delicioso!

    ResponderExcluir
  7. Hummm, bacalhau é sempre uma delícia e essa é uma versão que eu adoro! Não tenho a menor paciência para essas coisas que têm que preparar de véspera, mas minha mãe faz um bacalhau maravilhoso. E essa dica do leite facilita, quem sabe eu não tento um dia? Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Fizeste um prato típico português que eu tanto adoro.:)
    Dou-te os parabéns porque ficou divinal.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria Tereza eu também adoro tudo que é feito com bacalhau e olha que coincidência esta é a minha receita preferida com bacalhau. E qdo estou sem tempo faço com a batata palha de marca famosa (sabe?!), o sabor é claro que não é o mesmo, mas não é nada que prejudique de comer muuuuuuuuuuito.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. OLÁ QUERIDA,
    O TEU BACALHAU ESTÁ APETITOSO DEMAIS A FOTO ESTÁ LINDA!
    RECEITA NOTA 1000!

    BEIJOS.......

    ResponderExcluir
  11. Oi Tereza! Que bacalhau mais delicioso, parece muito bom mesmo, a foto tá dizendo isso :)
    Um beijão, Queila

    ResponderExcluir
  12. Bacalhau para mim é sempre muito bem vindo Tê, adoro peixes e frutos do mar e o bacalhau é um dos meu preferidos. Ficou lindo seu bacalhau à Brás. Excelente...bjokas

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha de bacalhau é um pratinho muito apreciado cá em casa!! Aliás todos os pratos à Brás fazem sempre um sucesso. este não é excepção ficou super saboroso!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Ai gente obrigadissima ! Esta foi a primeira receita de bacalhau a Bras que fiz e fiquei toda feliz que ficou gostoso e vocês curtiram!! Obrigada pelo carinho e incentivo!! Beijoos grandes ! Tê

    ResponderExcluir
  15. Olá Tereza! Sou Portuguesa e vou responder ao seu apelo. Considere a sua receita de bacalhau à Brás "à Portuguesa". Pode sempre haver variantes numa receita e contudo não a desvirtuar, que foi o caso. Parabéns e continue...

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.