sexta-feira, julho 08, 2011

Madeleines ou Madalenas com cardamomo

Confesso que sempre quis fazer esses “bolinhos”. As madeleines nada mais são do que uns bolinhos franceses. Há que os ache sem graça, mas confesso...acho tão chique e deliciosos! Hahaha Essas madeleines com um café para acompanhar, não precisa de mais nada. Sou capaz de me tele-transportar imediatamente para um café em Paris e curtir horas a fio essas delícias! Eu fiquei procurando um tempão essas benditas forminhas em formato de conchinhas, pois não podia assar a massa de madeleines em outras forminhas que não fossem as próprias para elas... é, às vezes sou meio neurótica! rs Mas, agora meus problemas estão resolvidos: achei as forminha de madeleines! Elas são de silicone e agora sempre que me “der na telha” farei minhas queridas madeleines, que são meu “passaporte imediato” para a Champs Elysées. Hahaha

A receita peguei da Paula, do The Cookie Shop que tem um blog cheio de delícias para babar! Ficaram maravilhosas (olha a modéstia!!rsrs) e acabou rapidinho aqui em casa. A minha versão foi madeleines tradicionais e já sei que irei repetir sempre, os dois gulosos daqui de casa amaram...





Ingredientes (rendeu umas 35 madeleines):
- 04 colheres de sopa de manteiga
- 01 colher de sopa de mel com água de flor de laranjeira;
- 01 colher de chá de extrato de baunilha;
- ¾ de xícara de farinha de trigo
- 01 colher de chá de fermento em pó;
- ½  colher de chá de cardamomo em pó;
- 01 pitada de sal;
- ¼ de xícara de açúcar cristal;
- 02 ovos inteiros;

Modo de fazer:

Unte as forminhas com um pouco de manteiga derretida e coloque na geladeira. Enquanto isso faça a massa: derreta a manteiga em fogo baixo, misture o extrati de baunilha e o mel e deixe esfriar uns 10 minutos. Numa vasilha, misture a farinha de trigo, o fermento, o cardamomo e o sal. Em outra tigelinha coloque os ovos com o açúcar e misture com uma espátula sem bater. Incorpore delicadamente os ovos e açúcar com a mistura de farinha de trigo até ficar homogêneo (mas não misture muito). Misture a manteiga com mel e mexa bem gentilmente o suficiente para a manteiga misturar.  Coloque nas forminhas já untadas (encha só até a metade com auxilio de uma colher) e deixe na geladeira por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 graus por uns 10 minutos. Asse até que estejam crescidas e douradas nas beiradas, 8 a 10 minutos. Deixe esfriar um pouquinho e desenforme sobre uma grade.


Na receita original, a Paula sugere colocar uma cobertura, mas preferi fazer sem cobertura mesmo, só o bolinho mas sentir bem o gostinho da massa e do cardamomo! Humm é delicioso!! Recomendo muito quem puder fazer esta receita!!


Aproveitem o fim de semana !
Beijos grandes e ótima Sexta-feira ! 

18 comentários:

  1. Tereza, você está muito chique! Fiquei boba como a receita rende, suas madalenas ficaram tentadoras (bolinho com café é tudo de bom!). Beijos :-)

    ResponderExcluir
  2. Isso é muuuuito bom!!!
    Me deu vontade de comer um pote agora rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Que lindas!!! Imagina que legal servir com um cafezinho para visitas com o toque especial "feito por mim". Demais, adorei! Bom final de semana! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Tereza,
    Ficaram lindas essas madeleines...Também tenho um post pendente para colocar. As tuas estão com um aspecto delicioso : ) Então com agua de flor de laranjeira hummmmm...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida
    Fiquei doida para provar essa delícia!
    Quanto a sopa de mandioquinha, pode ir com fé que não tem erro. Muita gente tem feito e me escreve para dizer que ficou encantada com o sabor.
    Boa sorte e um ótimo final de semana.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia. Ficaram lindasas madeleines. E como voce diz não precisam de mais nada a não ser um bom café a acompanhar :)
    Amei!
    Beijinho e bom fim de semana
    Atitude Zen Receitas

    ResponderExcluir
  7. FICARAM BEM LINDAS.
    TENHO ANDADO Á PROCURA DESSAS FORMAS, JÁ AS VI Á VENDA MAS NÃO ME LEMBRO ONDE.
    MAS HEI-DE ENCONTRA-LAS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive vontade e curiosidade em fazer madeleines, tenho de comprar as formas pois a receita já estou levando daqui.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  9. OLÁ MARIA TEREZA!
    ESSA RECEITA É BOA D+, FICARAM LINDAS!!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BEIJINHOS....

    ResponderExcluir
  10. Tereza, ficaram lindas de viver. Você faz tudo com muito carinho, isso trasborda aqui no seu espaço. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  11. Mas estas suas Madeleines ficaram com uma cara ótima!!!
    Estou morrendo de vontade de provar aqui!! :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Eu faço parte do time dos que gostam muito destes bolinhos! rsrs. Acho-os chiques e saborosos e estes seus devem ter ficado especialmente bons, com o toque do cardamomo.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  13. Olha, depois que vc faz essas coisinhas, vc se apaixona de tal forma que fica impossível não fazer mais. Aqui em casa não falta e agora, além delas tem também os financiers, outra especiaria francesa e que tem um sabor maravilhoso! A minha receita de madeleines não vai cardamomo, mas vou experimentar a sua!
    Beijos doces e bom FDS!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada queridos !! Realmente essas madeleines ficam deliciosas e rendem bastante.. usei o formato de mini madeleines que não são pequenas, com uns 3 cm cada uma, além do que para servir em casa com um café...perdição! hahaha Obrigada pelo carinho de vocês, adoro isso!! Beijos e ótimo fim de semana !!

    ResponderExcluir
  15. Nossa parecem deliciosas e ficaram perfeitas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Queridissima cardamomo é o prato predileto dos smurfs ou dos ursinhos carinhosos???

    ResponderExcluir
  17. Queridissima anomina ignorante, e talvez pobre, o termo cardamomo é usado para designar diversas espécies em três géneros da família do gengibre (as zingiberáceas): Elettaria, Amomum e Aframomum. POR FAVOR NÃO ENTRE MAIS NESSE BLOG CHIQUE, Q VC VAI terminar sujando a mesa.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.